Nova modalidade esportiva garante emagrecimento e força muscular
O CrossFit, criado na década de 80, dominou as academias no último semestre e virou moda entre os praticantes de atividades físicas. Conheça um pouco mais sobre a modalidade e seus benefícios.
Um dos exercícios durante o treino de CrossFit é Deadlift, ou levantamento de peso. Número de mulheres praticantes do CrossFit apresentou crescimento nos últimos meses. Adriana Reid, apresentadora da Band, pratica CrossFit cinco vezes por semana. O levantamento olímpico é uma das bases para uma performance no CrossFit. O alongamento é essencial para a execução das atividades intensas. Uma hora de treino pode queimar aproximadamente 800 calorias. O levantamento terra fortalece os músculos da lombar, trapézio e glúteos. O treinamento é voltado para o ganho de condicionamento físico.
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Não é de hoje que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro das academias tentando conquistar o corpo perfeito. Horas nas esteiras, aulas de spinnig , body jump e step, tudo isso para alcançar aquele corpo de capa de revista. Cansados de fazer sempre os mesmos exercícios e séries, os praticantes das atividades físicas começaram a buscas novos métodos para atingir seus resultados.

Junto com essa vontade do novo, uma nova modalidade começou a ganhar as academias de todo o Brasil. Combinando resistência e habilidades o CrossFit revolucionou o cenário esportivo e conquistou os amantes dos pesos. Apesar de ser uma novidade aqui no país, o esporte já tem muitos anos de estrada. Ele foi criado na década de 80 pelo americano Greg Glassman, e não demorou muito para as forças armadas dos Estados Unidos aderirem esse método em seus treinamentos, a fim de melhorar o condicionamento físico para um melhor resultado nas missões.

Porém, nos anos 2000, Glassman começou a publicar seus treinos nas redes sociais, e só depois disso que o esporte começou a se popularizar entre os praticantes de atividades físicas. Só que aqui no Brasil, o Crossfit começou a ganhar espaço no final do primeiro semestre deste ano, quando celebridades como Giovanna Antonelli e Bruna Marquezine começaram a praticar e publicar em seus perfis das redes sociais.

Sonora

Atleta de CrossFit alerta sobre cuidados necessários no esporte

A modalidade trabalha diversos músculos ao mesmo tempo, e é o esporte perfeito para quem busca definição muscular. Ele trabalha e desenvolve diversos membros do corpo em um único exercício tornando-o completo. O treino também é acompanhado por cargas, que o aluno deve usar durante as aulas, e quanto maior a sua força, mais peso deve ser usado para poder proporcionar intensidade para o exercício.

Não é tão fácil assim praticá-lo. A técnica exige habilidade e muito treinamento. É necessário ter flexibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora e precisão. Os exercícios sempre são realizados com extrema potência e intensidade, para que o resultado seja tido de forma mais rápida, e para que forneça um melhor efeito para o corpo. Mas os resultados são gratificantes: músculos definidos, aumento de força, rendimento físico, queima de gordura, medidas enxutas e ganho de massa magra.

O coach (como é chamado o treinador aqui no Brasl) Fred Bizam, explica que o treino ampliou seu negócio. “Sou dono de uma academia há 5 anos e nunca tive a academia tão lotada como tenho hoje. A procura pelo esporte foi tanta que precisei ampliar meu estabelecimento e contratar novos profissionais. Meu irmão, que trabalha no mesmo ramo, voltou da Califórnia para me ajudar por aqui. Hoje temos uma academia especializada em CrossFit e lutas diversas”.

Diferente da musculação, o esporte trabalha exercícios funcionais em alta intensidade e com variação constante. Além disso, ele trabalha com as 10 capacidades físicas do ser humano, sendo elas: força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, potência, velocidade, agilidade, precisão, coordenação e equilíbrio. Outra característica do Crossfit são os tipos de movimento, já que não são usados movimentos isolados ou músculos específicos e sim para atingir o corpo inteiro. O protocolo de treinamento é alterado todos os dias e normalmente tem a duração de uma hora divididos em aquecimento, parte técnica, e WOD (Workou of the day) ou seja, treino do dia.

Alguns cuidados são necessários ao praticar o Crossfit, para um melhor resultado no esporte, a nutricionista Amanda Pereira afirma que uma boa alimentação é essencial  “É preciso ter uma dieta balanceada, com muita proteína e suplementação. O Corssfit queima muitas calorias em pouco tempo, se o atleta não se alimentar de maneira correta ele não alcança os resultados esperados”.
Leilane é praticante de Crossfit desde junho deste ano, e já sente as mudanças em seu corpo “Eu senti muita diferença no meu corpo. Mas tudo depende da alimentação de cada um, eu, por exemplo, comecei a praticar Crossfit para deixar o corpo mais feminino, mais definido. Se você suplementa, você vai ganhar massa magra e crescer, ficando mais forte”.

Diversas academias já se adaptaram e hoje são exclusivas para a prática. Uma delas é a Templo SA, localizada na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo. Com mais de 50 alunos inscritos, a academia é referência na região. A apresentadora Adriana Reid é adepta ao esporte e treina na Templo desde agosto deste ano por indicação de outros atletas. “Eu sempre gostei de esporte e estava a fim de treinar forte de novo. Quando ouvi falar sobre o Crossfit me interessei e fui atrás de uma academia boa, e me indicaram a Templo SA por ser referência no assunto. Logo que eu cheguei me encantei pelo espaço que é totalmente novo e estimulante. Sempre gostei de treinos pesados, pelo ganho de massa muscular. O Crossfit desafia meus limites e todos os dias eu me supero”, finaliza.

Conheça alguns exercícios do esporte:

Salto na caixa: A partir de uma posição de pé, salte com os dois pés em cima de uma caixa/step e estenda totalmente as pernas antes de voltar para o chão.
Burpee: A partir de uma posição de pé, queda em posição de flexão de braço e fazer uma flexão. Puxa as pernas para frente. Retornar para a posição de pé com um pequeno salto.
Pular corda: A variação mais comum da modalidade é o “duplo em”, no qual a corda faz duas voltas por cada salto.
Joelhos-a-cotovelos: Pendurado em uma barra, a partir de uma posição estendida, levanta os joelhos até que eles façam contato com os cotovelos.
Pull-up: A partir de uma posição de suspensão com os braços esticados, puxa para cima até que o queixo fique sobre a barra. As variações incluem: estrita, em que não é permitido balançar; Kipping, em que o impulso é usado para ajudar a completar o movimento; ponderada, em que um peso extra é pendurado; peito a barra, em que o ponto final do movimento é mais elevado e o tórax faz contato com a barra, e as pernas são usadas para ajudar a impelir para cima; assistida, na qual uma banda elástica permite que o movimento seja completado com menos do que o peso corporal total.
Escalada na corda: Começando a partir do solo, sobe em uma corda e toca num ponto, a uma altura designada. Variações incluem nenhum pé e L-sentar, em que os pés são mantidos acima do nível do quadril, durante a subida.

O Crossfit tem um slogan: nossa especialidade é não sermos especializados. A consequência desse esporte é uma só: a saúde! 
Ao executar os exercícios do Crossfit, as pessoas aprimoram seu condicionamento físico, melhoram a saúde e consequentemente o corpo. 

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Mauricio Ferreira Junior- RA:4983392
Mirella Santos Scattolin- RA:6061921
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