Ementa

Comunicação Integrada, Conceito de Comunicação Dirigida, Comunicação de Massa e Comunicação Dirigida, Marketing Direto, Venda Pessoal, Internet, Identificação de Público, Principais Ferramentas.

Objetivos da Disciplina

Levar ao aluno o conhecimento teórico e prático dos processos de comunicação dirigida,
identificar o público, conhecer as principais ferramentas, pesquisar, criar e desenvolver peças
específicas.

Conteúdo Programático

Comunicação Integrada
Composto de Comunicação: institucional, interna e mercadológica.

Comunicação Dirigida e Áreas de Atuação
Merchandising, Promoção de Vendas, Propaganda, Relações Públicas.

Comunicação de Massa e Comunicação Dirigida
Comunicação de Massa
Meios de Comunicação de massa
Comunicação Dirigida
Meios de Comunicação Dirigida
Planejamento em Comunicação Dirigida

Ferramentas de Comunicação Dirigida
Cartaz
Broadside
Folhetos
Amostras e Brindes
Encartes para jornais e revistas
Correspondência
Mala Direta
Press Kit
House Organ e Revista
Manuais
Relatórios Anuais
Jornal
Mural
Vídeo Empresarial
Correio eletrônico, email, intranet
Manual de integração
Comunicação oral e Reuniões
Eventos
Visitas
Barra de Hollerit
Caixas de sugestões
Mídias sociais etc.

Criação de Peças de Comunicação Dirigida
Pesquisa, Planejamento, Criação e Produção

Metodologia
Aulas expositivas e presenciais
Trabalhos individuais e em grupo
Apresentação formal de trabalhos
Pesquisa pela internet, biblioteca e de campo
Utilização de recursos como laboratório, data show
Critérios de Avaliação

O aluno será avaliado de acordo com as estratégias adotadas pela instituição, integradas pelos seguintes instrumentos:

- Exercícios individuais e /ou em grupo, produzidos em sala de aula ou para posterior entrega;
- Produção de relatórios individuais ou em grupo;
- Elaboração de trabalhos interdisciplinares, realizados em grupo, envolvendo disciplinas da mesma série;
- Todos os trabalhos acima vão compor o processo de avaliação continuada, semestral, com valor de 3,0 pontos, que somados à nota da avaliação regimental resultam na avaliação final do aluno;
- Avaliação regimental regulamentada pela instituição, com valor de 7,0 pontos.

Acima